A previdência privada é um planejamento financeiro pensado para o futuro, sendo destinada à aposentadoria, estudo dos filhos, compra imóveis, período sabáticos, entre outros.
No Brasil, ter uma previdência privada é um bom caminho frente á incerteza envolvendo o valor e o direito á aposentadoria pelo Governo, a chamada previdência social.
Um planejamento pronto pode ser a opção mais fácil quando não se tem o conhecimento para diversificar aplicações ou o controle para poupar dinheiro para uma previdência
Como funciona a previdência privada?
Os planos de previdência privada, geralmente, são disponibilizados por bancos ou seguradoras. É bem provável que a instituição financeira que você já tem conta ofereça essa opção. Nesse tipo de investimento, é possível saber a quantia mensal que você precisa reservar para chegar a um determinado valor no tempo escolhido por você.
Se você pretende se aposentar daqui 25 anos, dá para fazer uma estimativa de quanto você precisa contribuir por mês até o fim do prazo.
Essa projeção sobre a rentabilidade da previdência privada é realizada analisando as taxas de juros do mercado, bem como a expectativa de vida divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esses cálculos ajudarão você a entender o quanto de dinheiro precisará guardar e o tempo necessário para chegar a um determinado valor. Entretanto, você vai ver que isso é apenas uma estimativa e não há como saber com certeza qual será a rentabilidade da aplicação lá na frente.
Alguns bancos oferecem a facilidade de descontar as parcelas diretamente da sua conta corrente todos os meses. Porém, se você pretende investir em previdência privada, é fundamental ter muita atenção quanto a isso. Em alguns casos, essa comodidade pode custar caro ao seu bolso, já que os bancos podem cobrar taxas altíssimas para realizar esse tipo de serviço.
A boa notícia é que você pode planejar sua aposentadoria investindo em boas opções, com melhores retornos e taxas mais baratas.
Quais são os tipos de previdência privada?
Existem dois tipos de previdência privada: a fechada e a aberta. No primeiro caso, trata-se de fundos privados, destinados a certos grupos de pessoas que podem ser funcionários de uma empresa ou instituição pública.
Nesse sentido, são criadas organizações sem fins lucrativos para arrecadar recursos dos seus segurados e organizar a sua aposentadoria. Talvez você já tenha ouvido falar desse tipo de previdência como a “caixinha” da empresa.
Além desse tipo, temos a aposentadoria complementar aberta. Ela se divide em dois tipos, que são chamados de Vida Gerador de Benefício Livre e o Plano Gerador de Benefício Livre, que são mais conhecidos como VGBL e PGBL.
Confira a seguir como cada um funciona:
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
O PGBL funciona como um acréscimo à renda da pessoa que o possui. Além disso, os pagamentos feitos mensalmente podem ser deduzidos do Imposto de Renda, desde que eles não sejam superiores a 12% da sua renda bruta anual.
Apesar de existir a possibilidade de dedução das contribuições no IR, é importante saber que o tributo incidirá sobre todo o montante. Ou seja, considera tudo que você aplicou ao longo dos anos e tambéms os rendimentos.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
O VGBL é uma espécie de seguro pessoal de quem investe e que faz suas contribuições regulares. Esse tipo de plano de previdência, no entanto, não pode ser deduzido no Imposto de Renda, como ocorre com o PGBL.
Sem contar que, ao contrário do PGBL, o pagamento do IR vai acontecer somente sobre os rendimentos das aplicações e não tomando como base todo o valor acumulado ao longo dos anos.
Para que você possa verificar qual dos tipos de previdência privada é o mais indicado para os seus objetivos, alguns bancos e instituições oferecem um simulador online que demonstra todas as possibilidades de cada tipo de aplicação.
Mas se você quer ir além e investir em alternativas mais rentáveis e seguras, você pode utilizar o simulador da Toro. Com ele, você pode encontrar e comparar opções de investimentos, para encontrar aquelas que se encaixam às suas expectativas.